segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

 Prática de crimes nas redes sociais : 







Para quem imagina que está imune a qualquer crime virtual, ou que esse tipo de modalidade de ato só acontece com pessoas altamente despreparadas, saiba que você pode estar enganado. Ao clicar em qualquer link malicioso, ou mesmo dispor muitas informações pessoais nas redes sociais você poderá se tornar mais uma vítima de tais crimes. 




































Vera Borges N :16
























Judiciária detém sete pessoas por crimes informáticos:

 


  • Sete pessoas foram  detidas pela Polícia Judiciária por crimes de sabotagem informática, dano informático, acesso ilegítimo e acesso indevido a diversos sistemas informáticos do Estado e também de empresas do setor privado, revelou a PJ. 
  • Em investigação estão os ataques informáticos a sites do Ministério Público, da Polícia Judiciária, do Conselho Superior da Magistratura, da EDP e da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista

     

    Diogo Santos



Nova lei informática em Angola pode ter efeitos nos media sociais

 

  • Face ao aumento no cibercrime africano orientado para o sector financeiro e as revoltas para tentar forçar a mudança de regime em muitos países africanos, o governo angolano aprovou uma lei do crime informático que se espera ter um efeito em cadeia na região.
  • A lei sobre crimes de tecnologias da informação e da comunicação dá poderes às forças de segurança para procurar e confiscar os dados sem uma ordem judicial e cria penas de até 12 anos de prisão para qualquer crime cometido usando um computador.
  • A lei angolana é, contudo, também vista para prevenir conflitos em Angola que sejam coordenados pelas redes sociais.

     

    Elaborado por:

    Bárbara Alexandre nº2 

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

tipos de crimes Imformaticos

Falsidade informática

A acção consiste em modificar dados já armazenados ou por armazenar, ou alterar dados, ou interferir num determinado tratamento de dados. Este crime é punido com pena de prisão até cinco anos ou multa de 120 a 600 dias.

Dano relativo a dados ou programas informáticos

Quem, sem para tanto estar autorizado, e actuando com intenção de causar prejuízo a outrem ou de obter um benefício ilegítimo para si ou para terceiros, apagar, destruir, no todo ou em parte, danificar, suprimir ou tornar não utilizáveis dados ou programas informáticos alheios ou, por qualquer forma, lhes afectar a capacidade de uso será punido com pena de prisão até três anos ou pena de multa.

Sabotagem informática

Quem introduzir, alterar, apagar ou suprimir dados ou programas informáticos ou, por qualquer outra forma, interferir em sistema informático, actuando com intenção de entravar ou perturbar o funcionamento de um sistema informático ou de comunicação de dados à distância, será punido com pena de prisão até 5 anos ou com pena de multa até 600 dias.

Acesso ilegítimo

Quem, não estando para tanto autorizado e com a intenção de alcançar, para si ou para outrem, um benefício ou vantagem ilegítimos, de qualquer modo aceder a um sistema ou rede informáticos será punido com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 120 dias.

Intercepção ilegítima

Quem, sem para tanto estar autorizado, e através de meios técnicos, interceptar comunicações que se processam no interior de um sistema ou rede informáticos, a eles destinadas ou deles provenientes, será punido com pena de prisão até três anos ou com pena de multa.

Ciberético

 tek hackers



 Em média a Polícia Judiciária recebe mais de 1.000 casos de crimes informáticos por ano que dizem respeito à prática de várias atividades ilegais. Atualmente a força de segurança tem perto de 850 inquéritos abertos nesta área e que aguardam os fechos de investigação.




Ouvimos muito falar em crime cibernético, mas o que significa exactamente? Resposta simples: "É muito complicado".

Tal como a criminalidade tradicional, a cibercriminalidade pode assumir muitas formas e pode ocorrer quase a qualquer hora ou lugar. Os criminosos cibernéticos usam métodos diferentes segundo suas habilidades e seus objetivos. Esse fato não deveria ser surpreendente, afinal, o crime cibernético é nada mais que um "crime" com um ingrediente "informático" ou "cibernético".
 
crimes  informáticos:


    Os crimes informáticos são todas as condutas ilícitas praticadas através de meios informáticos, que têm como principais características afetarem a economia nacional, facilitam direta e/ou indiretamente outras atividades criminosas e apresentam dificuldades de recolha de prova.



A investigação da criminalidade informática é da competência exclusiva da polícia judiciária de acordo com a Lei Orgânica da Polícia Judiciária (LOPJ) para ser mais preciso, a Secção Central de Investigação Criminalidade Informática e Telecomunicações (SCICIT) em que previnem, investigam e fazem exames.



vera Borges N:16
 Eis a lista de sites que vai ser alvo de bloqueio:

  • - http://lusoshare.com/
  • - http://megafilmeshd.net
  • - http://moov7.net
  • - http://osmetralhas.pt/
  • - http://osreformados.com/index.php
  • - http://piratatugafilmes.com/
  • - http://poptuga.com/
  • - http://ptxtuga.com/
  • - http://revistas-jornais.blogspot.com
  • -ttp://revistas-jornais.blogspot.pt/
  • - http://seriestvix.tv
  • - http://thewatchseries.to/
  • - http://toppt.net/
  • - http://torrentreactor.com
  • - http://tuga.io/
  • - http://tugaanimado.net/
  • - http://tugaflix.com/


 

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016


Crime informático:

 

FALSIDADE INFORMÁTICA:

A lei acima apresentada sobre a criminalidade informática, quando trata a falsidade informática.
        São aplicadas a quem, com a intenção de enganar ou provocar enganos, modificar, introduzir, apagar dados, ou programas informáticos, ou interferir no tratamento de dados informáticos quando estes podem ser utilizados como meios de prova.
        A punição deste género de crimes informático vai até aos 5 anos de prisão ou multa de 120 a 600 dias.


 
SABOTAGEM INFORMÁTICA
        A Lei é aplicada à sabotagem Informática aplica-se a quem perturbar o funcionamento de um determinado sistema informático ou de comunicações de dados à distância. Caracteriza-se por um ataque a estrutura técnicas, impedindo-as de estarem disponíveis para funcionar.         A punição deste género de crimes informático vai até aos 5 anos de prisão ou multa de até 600 dias.         A pena será a de prisão de 1 a 10 anos se o dano emergente da perturbação for de valor consideravelmente elevado (excedendo as 200 Unidades de Conta).
Exemplo de sabotagem Informática:
  • Ataques que resume por um ataque ás estruturas técnicas de um sistema Informático.





vera Borges n 16  



Criminalidade informática



  • Em Setembro de 1998, foi substituída pela SICIT, Secção de Investigação de Criminalidade Informática e de Telecomunicações, constituída por duas Brigadas de Investigação.
  • No âmbito das suas funções está especialmente empenhada em actos de prevenção criminal na sua área de investigação e de entre os seus objectivos pretende contribuir para o aumento da cultura de segurança informática. 

Bárbara Alexandre nº2