segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Estas categorias não são exclusivas e muitas outras podem ser caracterizadas com tais, desde que apresentem algumas características acima indicadas. Adicionalmente embora os termos crimes eletrônicos ou cybercrimes sejam mais apropriadamente utilizados para descrever atividades criminais que façam o uso de computadores ou de uma rede de computadores, estes termos também são utilizados para descrever crimes tradicionais, tais como fraudes roubo, chantagem, falsificação e apropriação indébita, na qual computadores ou rede de computadores são usados para facilitar as atividades ilícitas.




As empresas também sofrem com estas invasões nos seus dados e informações confidenciais. Os crimes ocasionam não somente danos financeiros, mas também danos empresariais, visto que as organizações têm que fazer novamente a manutenção das máquinas danificadas.


O crime por computador pode acarretar danos tanto pessoais como empresariais. Os danos pessoais são obtidos no envio de mensagens com conteúdo pejorativo, falso ou pessoal em nome da pessoa, utilizando somente os dados dos e-mails, na movimentação de contas bancárias com o intuito de fazer transações, saques ou até mesmo pagamento de contas, na utilização de dados de cartão de crédito para fazer compras e na divulgação de fotos ou imagens com intenção de causar danos morais.


















Crescimento

Crime informático cresce em Portugal

  • O inspector Baltazar Rodrigues, da divisão de combate ao crime informático da Polícia Judiciária (PJ), é um dos investigadores que debate sobre o tema no Instituto Superior Técnico (IST), com a presença de vários especialistas em tecnologias da informação. 

  • Baltazar Rodrigues referiu que Portugal, como qualquer país ocidentalizado, está na &quot crista da onda&quot, relativamente a este tipo de crime, sendo que todos os crimes informáticos verificados nos Estados Unidos, Europa e América Latina também são praticados em território nacional. 

  • Embora os crimes de "alta tecnologia" sejam ainda considerados uma novidade, dados estatísticos indicam um crescimento acentuado em Portugal. 
      
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=497337
Portugal
 Bárbara Alexandre nº2




  Crismes Informáticos

http://images-cdn.impresa.pt/visao/imv-0-339-722-internet-online-computador-pirataria-67e9.jpg?v=w620h395






Os crimes informáticos são todas as condutas ilícitas praticadas através de meios informáticos, que têm como principais características afectarem a economia nacional, facilitam directa e/ou indirectamente outras actividades criminosas e apresentam dificuldades de recolha de prova.




Criminalidade Informática

A tecnologia acarreta riscos e responsabilidades nomeadamente os denominados de crimes informáticos. Os primeiros de que há registo remontam 1960 e eram basicamente espionagem, sabotagem e uso abusivo de computadores. 



http://www.kerodicas.com/wp-content/uploads/2010/10/phishing.jpg

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Pirataria


  • Entende-se por pirataria informática a utilização indevida de software seja por download ou contrafacção. 

  • O download de filmes e músicas também constitui crime, é uma forma de pirataria em ambiente online mas não é pirataria informática.   

  • O termo é apenas aplicado quando se fala de software.



Fonte: http://expresso.sapo.pt/blogues/bloguet_ciencia/FalarGlobal/pirataria-informatica=f753879